APÊNDICE F
GLOSSÁRIO DE TERMOS EM SÂNSCRITOS

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Anandam: estado de bem-aventurança infinita, paz mental perfeita; estado transcendental além do prazer e da dor. Considerado a meta de bhati (desenvolvimento e progresso) do indivíduo e da sociedade.

 

Asti: literalmente, existência. Em PROUT, isso também compreende as necessidades existenciais dos seres vivos e da sociedade.

 

Bhati: desenvolvimento e progresso. Em PROUT compreende os seis fatores necessários para o progresso e o desenvolvimento social.

 

Dharma: propósito inato; para os seres humanos, a espiritualidade é seu dharma.

 

Ks'attriya: varna ou classe social que apresenta a mentalidade guerreira, isto é, a classe de soldados, policiais, militares, atletas, etc.

 

Pragati: progresso; movimento que conduz à melhoria geral.

 

Sadvipra: ser humano ideal; aquele cujo esforço é direcionado à conquista de anandam e melhoria da sociedade; aquele que por capacidade extraordinária pode acelerar o movimento do ciclo social, minimizando, assim, a possibilidade de exploração social.

 

Sama Samaja Tattva: princípio da igualdade social, isto é, princípio da igualdade básica e da unidade entre os seres humanos, apesar da extraordinária diversidade.

 

Samaj: sociedade. Refere-se também a uma unidade socioeconômica que atenda a certas exigências (ver Capítulo 6), como possuir cultura local florescente, governo progressista e estrutura econômica com base em PROUT.

 

Shu'dra: varna ou classe social desprovida de inclinações intelectuais e aspirações elevadas; aquele que apresenta mentalidade típica do trabalhador braçal.

 

Tantra Yoga: ciência da expansão; caminho que conduz à liberação do eu. Refere-se à ciência espiritual que adota práticas intuitivas (meditação e concentração) que conduzem à conquista de anandam.

 

Varna: literalmente, “cor”. Em PROUT, isso se refere às quatro categorias de pessoas (shudra, ks'attriya, vipra e vaeshya), nas quais se conceitua a existência de determinada cor, com base nas suas características mentais.

 

Vaeshya: a varna ou classe social que se caracteriza pela acumulação e administração dos recursos físicos, isto é, empresários, comerciantes, produtores industriais, capitalistas etc.

 

Vipra: a varna ou classe social que se caracteriza pela busca intelectual, isto é, intelectuais, padres e representantes religiosos, ministros governamentais, artistas etc.

 

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